O Seminário Direitos Humanos e Diversidade de Gênero, que acontece nesta quinta-feira e sexta-feira, 2, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Tocantinópolis. Idealizado pelo Núcleo de Estudos das Diferenças do Gênero da instituição, pretende capacitar agentes multiplicadores da ação, denominadas de “Promotoras/es Legais”, nas cidades do Bico do Papagaio.
A capacitação está sendo feita em parceria com a sociedade civil, através de oficinas oferecidas à população, em especial às mulheres, para torná-las referências em sua cidade/microrregião como conselheiras, apoiadoras, facilitadoras de ações que visem a promoção e garantia dos direitos humanos.
A finalidade do seminário é realizar oficinas socioeducativas com mulheres e homossexuais no Bico do Papagaio e demais regiões do Tocantins sobre a Lei Maria da Penha; mapear o número de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados nas delegacias do Estado e seus desdobramentos; expor os dados da coleta, para debate e reflexão sobre violência contra mulher e direitos humanos e capacitar promotoras legais para o combate à violência e discriminação de gênero.




