Mais uma criança indígena da Aldeia São José, que fica no município de Tocantinópolis, morreu por volta da meia-noite deste domingo. Dessa vez, a vítima foi a menina Gisélia Salvador Fernandes, de apenas três meses de vida. A criança apresentava sintomas de diarréia e pneumonia e morreu enquanto estava internada no Hospital Municipal de Araguaína (HMA).
Segundo o presidente do Conselho de Saúde Indígena, Orlando Apinajé, a criança estava há alguns dias sendo tratada com os medicamentos que são distribuídos gratuitamente no posto de saúde da aldeia, mas que por volta do meio-dia de domingo, o quadro clínico da criança só piorou. Logo em seguida, a menina foi levada para o hospital de Tocantinópolis, de onde foi encaminhada para o hospital de Araguaína.
Morte
Depois do óbito, o corpo foi levado para a aldeia, onde foi velado ontem. Pelas contagens do Conselho Indigenistas Missionário (Cimi), essa já seria a sétima morte registrada apenas este ano na Reserva Indígenista Apinajé, todas elas apresentando os mesmos sintomas. O Jornal do Tocantins tentou contato com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Tocantinópolis, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Na Funasa em Palmas, as ligações não foram atendidas. (Weberson Dias – JT.)




