A Editora Eduft publicou, na última sexta-feira (18), o livro “Compartilhamento de saberes extensionistas no Norte do Tocantins: as experiências de Tocantinópolis”. A obra, produzida de forma coletiva por alunos, professores e integrantes do Comitê Setorial de Extensão do Câmpus de Tocantinópolis, reúne saberes das áreas de Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais e Educação do Campo. O livro conta, ainda, com relatos das comunidades envolvidas nas ações de extensão.
Para a professora Fabíola Andrade Pereira, uma das autoras da obra, escrever o livro foi um grande desafio: “Digo isso não pelo empenho que tivemos para fazê-lo, mas, sobretudo, pelo peso e importância que esta obra tem para cada um de nós – organizadores, autores e comunidades – e, de forma específica, para a história do nosso Câmpus”, destacou.
Ainda, Para Fabíola, o livro traz mais do que as experiências das ações extensionistas: “É a história de resistência e o protagonismo do povo e do nosso Câmpus, expressando uma visão de mundo e uma concepção de extensão universitária. A obra prospecta tudo aquilo que acreditamos ser importante na relação entre universidade e sociedade”, ressalta a professora.
O livro tem prefácio da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, e posfácio de Nataniel Araújo, diretor do Câmpus de Tocantinópolis. Para baixá-lo, gratuitamente, acesse: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/466