Na manhã de terça-feira, 12, o deputado Fabion recebeu, do governador em exercício Laurez Moreira, a notícia de criação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Através de uma colaboração entre líderes políticos e o governo federal, a comunidade de Tocantinópolis se prepara para receber um novo marco em sua jornada de desenvolvimento.
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato que marca o início de um novo capítulo de progresso para a região.
O Campus será construído através do Novo PAC, com um investimento de quase R$ 4 bilhões destinados à construção de 100 Campi em todo o Brasil. Tocantinópolis foi selecionada como uma das cidades beneficiárias desse investimento, o que representa um ponto de positivo e histórico para a educação e o desenvolvimento da região.
Deputado Fabion relembrou sua dedicação e apoio à Educação. “Quando fui prefeito de Tocantinópolis, fizemos, através de parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a implantação de um polo de educação à distância, onde ofertamos vários cursos técnicos. Também doamos o terreno para a construção do novo campus da UFT, hoje Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), estas iniciativas foram fundamentais para a fortalecimento e expansão da educação”, pontuou.
O parlamentar destaca que a construção do Instituto Federal (IF) não apenas enche os corações da comunidade tocantinopolina de alegria, mas também traz esperança e oportunidades para toda a região do Bico do Papagaio, sul do Pará, sul do Maranhão e para o Brasil como um todo.
“Expressamos nossa profunda gratidão ao Governo Federal, ao governador Wanderlei, ao vice Laurez, à bancada federal do Tocantins e a todos os envolvidos nesse processo, cujo compromisso e dedicação foram essenciais para tornar este projeto uma realidade. Esta conquista representa um marco de esperança e oportunidade para as comunidades locais, demonstrando o poder transformador da colaboração e da educação”, pontuou o parlamentar biquense.
Impacto:
De acordo com o governo federal, o objetivo da nova expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT) e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.