Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Equipe do MS visitará aldeias para saber causa de Beribéri

Noticias Relacionadas

O Tocantins será um dos estados visitados por equipes do Ministério da Saúde (MS) neste mês para saber as causas do ressurgimento do beribéri, uma doença causada pela carência de vitamina B1 no organismo. O Bico do Papagaio teve o município de Tocantinópolis escolhida para receber a equipe do MS que percorrerá aldeias indígenas.

Desde 2006, a doença voltou a aparecer no Brasil e em 2010, foram registradas três mortes. De acordo com o secretário de Atenção e Saúde do MS à Agência Brasil, Helvécio Magalhães, esta doença, às vezes, é confundida com outras enfermidades. “Não é um diagnóstico fácil, se confunde com a desnutrição”, disse.

A nutricionista Cristiane Zaltron explicou que a doença causa insuficiência cardíaca, edema e ataca o sistema cardiovascular. “Ela compromete os movimentos musculares e, se não for tratada a tempo, pode levar à paralisia de alguns membros como mãos e pés. A pessoa fica muito cansada e com falta de ar”, detalhou.

Cristiane destacou que pessoas alcoólatras podem desenvolver a doença. “O álcool não tem a vitamina B1. O que acontece é que ele suga a vitamina B1 existente no organismo da pessoa que vai ficando fraca.”

A nutricionista nomeou diversos alimentos que possuem a vitamina B1 e que ajudam no combate ao beribéri. “Os grãos em geral, que podem ser consumidos em grandes quantidades, como o feijão, nozes, lentilha, castanhas e aveia.” (Com informação do JT)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias