Neste mês de abril acontecem as etapas das conferências municipais de saúde mental que serão realizadas na região do Bico do Papagaio. Ao todo serão duas conferências que debaterão temas relevantes para o campo da Saúde Mental, assim como avanços e desafios, além da articulação de diversos setores sociais para a melhora dos serviços psiquiátricos no Bico, a 1º Conferencia foi realizada ontem, sexta-feira, 9, em Tocantinópolis e a 2º Conferencia em Araguatins na segunda-feira, 12.
As conferências são realizadas pelos Conselhos Municipais de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, e contam com a participação de gestores municipais, trabalhadores da saúde, escolas, universidades, usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, sociedade civil, entidades governamentais, não-governamentais e comunidade em geral.
Estadual
Na quinta-feira, 8, o Conselho Estadual de Saúde – CES aprovou o regimento da II Conferência Estadual de Saúde do Tocantins que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, na ATM – Associação Tocantinense de Municípios, com o tema: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos – consolidar avanços e enfrentar desafios”.
A Conferência representa um momento democrático, no qual é possível a participação de diversos atores sociais no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas de saúde mental. (Caroline Falcão)




