Pensar as escolas do campo enquanto espaços de formação que atendam aos povos camponeses, alinhando as práticas pedagógicas à realidade em que estão inseridas, é a provocação inicial do curso ‘Práticas educativas no contexto da Pedagogia da Alternância’. O primeiro módulo do curso será realizado nesta sexta-feira, 29, na Escola Família Agrícola (EFA) do Bico do Papagaio Padre Josimo, em Esperantina, integrando docentes e técnicos da EFA, docentes e discentes do curso de licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis.
O curso está dividido em dois módulos, e cada um deles abordará quatro temáticas diferentes. A ação desta sexta terá a seguinte programação:
08h às 12h
Tema 1: Educação do campo, seu contexto sócio-histórico e desafios
Prof. Maciel Cover
13h30 às 17h30
Tema 2: A formação na perspectiva da Pedagogia da Alternância
Tema 3: Instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância
Prof. Cícero da Silva
18h30 às 22h30
Tema 4: Arte e estética camponesa
Prof. Cássia Ferreira Miranda
O segundo módulo está previsto para o mês de agosto. Os participantes receberão certificação de 30 horas.
Saiba mais sobre a ação
O projeto de extensão Práticas Educativas no Contexto da Pedagogia da Alternância propõe atuar na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, situada em Esperantina – To. O curso visa auxiliar os professores e técnicos na implementação de instrumentos pedagógicos da alternância, bem como a compreensão sobre mística e sustentabilidade na Educação do Campo. (Luana Nunes)




