Na noite da última sexta-feira, 1º de março, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, aconteceu a reunião da Comissão de Expansão onde após vários debates se chegou a conclusão sobre a proposta de criação dos cursos a serem inseridos na expansão da Universidade.
Para se chegar aos cursos propostos, vários levantamentos e estudos foram apreciados pela Comissão, dentre eles, a região abrangida pelo Campus, cursos oferecidos, os mais e os menos ofertados, além de ser apresentado ainda, todas as modalidades oferecias, presenciais ou não, se público ou privado.
O curso de direito foi um dos que tomou grande parte das discussões, tendo em vista recente matéria que foi divulgada na mídia nacional a respeito da postura do Ministério de Educação (MEC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quanto a abertura de novos cursos de Direito.
No âmbito da Comissão de Expansão, inúmeras manifestações ocorreram a respeito do assunto, uns entendendo das dificuldades em razão das restrições que serão impostas pelo MEC e OAB, outros de que o número exagerado de curso de direito são mais direcionados às Faculdades particulares, as quais são responsáveis pelo grande número de índices baixos nas avaliações dos cursos, pelos órgãos responsáveis por tais medições.
A OAB nacional vem sistematicamente protestando contra a abertura demasiada de cursos de direitos pelos quadrantes do Brasil, embora o que se verifica nas avaliações de cursos, situações preocupantes ocorrem nas Faculdades particulares, ao contrário do que ocorre nas Federais, o que na fala do Diretor do Campus de Tocantinópolis, professor Flávio, nas Federais, a qualificação dos profissionais em educação faz a diferença.
Dos cursos propostos
A Comissão apresentou todo o estudo que já havia sido elaborado pelas comissões anteriores, que de grande valia, foi a base de informação para elaboração da proposta apresentada.
O curso de Educação do Campo, em razão da modalidade inserida, passará já a partir do segundo semestre de 2013, pela proposta, a fazer parte do rol de cursos da UFT de Tocantinópolis, mas segundo observação feita na reunião, há atraso no ano letivo da Universidade, em razão do movimento grevista que ocorreu no passado, mas que dentro do calendário letivo, o curso permanecerá no segundo semestre de 2013.
O Curso de Educação Física (Licenciatura), pela proposta, começará a partir do primeiro semestre de 2014. Direito, Nutrição e Monitoramento Ambiental, pela proposta, serão oferecidos a partir do primeiro semestre de 2016. Psicologia (Bacharelado e Licenciatura), pela proposta será oferecido a partir do primeiro semestre de 2017. Orientação Comunitária, será oferecido a partir do segundo semestre de 2017. Geoprocessamento por sua vez, segundo a proposta, será oferecido a partir do primeiro semestre de 2018 e Rede de Computadores, como também Agroecologia, a partir do segundo semestre de 2018.
Foram criadas as subcomissões que foram encarregadas de promover estudos em obediência ao roteiro de elaboração de propostas de novos cursos, dentre as exigências, os dados socioeconômicos e ambientais da região, proposição do Projeto de Expansão , concepção da proposta e fundamentos e objetivos, dados socioambientais ( dados da região, demandas sociais e potenciais de desenvolvimento econômico, culturais e de promoção de justiça social), proposição dos cursos e justificativas com articulação entre cursos existentes e áreas de conhecimento, planejamento de Implantação dos cursos , projeção de número de alunos a serem atendidos pelos novos cursos, pós graduação, ao longo dos próximos 4 anos (após implantação), projeção de número de docentes necessários por área (especificar se há no campus possibilidade de aproveitamento de professores em virtude de ingresso anual ou outra proposição), interface entre ensino, pesquisa e extensão, articulação entre Universidade e sociedade, parcerias/ convênios com Poder Público e outras entidades – natureza e objeto dessas parcerias/convênios e instalações físicas e laboratórios existentes.
A comissão terá nova reunião dia 15 de março as 19:00 no Campus da UFT de Tocantinópolis. (Portal Mouranet)




