Mais de 600 jovens lotaram o Ginásio de Esportes de Tocantinópolis, a principal arena de competições, para participar nesta quarta-feira, 28, da abertura do maior evento esportivo do Estado, os Jogos Estudantins do Tocantins (JET’s). São escolas de 11 municípios da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Tocantinópolis que disputam esta etapa regional da 20ª edição dos jogos.
A estudante Samila Alves, da Escola Estadual Dulce Coelho, de Angico, conta que a participação na competição uniu o grupo e que o esporte é uma maneira de afastar os jovens das drogas. “Hoje, a gente vê muito adolescente envolvido com o alcoolismo e até mesmo com o uso de drogas mais fortes. O esporte é muito bom neste sentido, porque, quando estamos treinando, não temos tempo para pensar em outra coisa que seja jogar”, destaca.
Na DRE, a temática desta etapa dos JET’s é ‘Atleta Cristão, viva com Jesus’. “Escolhemos esse tema porque precisamos resgatar nos jovens a vida cristã. Embora seja uma competição esportiva, sabemos que, na vida, muitos dos desafios encontrados só podem ser vencidos com a presença de Deus”, disse, em sua fala aos estudantes, a diretora regional de ensino de Tocantinópolis, Luciana Gomes Pimentel.
Estudantes de duas escolas indígenas da região também participam dos jogos. Os atletas da etnia apinajé são das Escolas Estaduais Tekator e Mãtyk. Eles competem na modalidade futsal. O jovem Gilmar Ernandes Apinjé, que estava com vestimenta indígena e pinturas corporais especiais para a prática de esportes, foi o responsável por acender a tocha olímpica, marcando a abertura dos jogos. Durante a cerimônia, houve, também a apresentação de banda formada por estudantes de Aguiarnópolis.




