A Associação Comercial e Industrial de Tocantinópolis (ACITO) lançou esta semana uma campanha que visa sensibilizar o governador Wanderlei Barbosa (REPU) sobre a necessidade de regionalização da saúde na cidade. A campanha aproveita a ida do governador na cidade para inaugurar obras.
A ACITO argumenta que o município, localizado no Bico do Papagaio, presta atendimento via Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a nove municípios vizinhos, mas enfrenta dificuldades administrativas. A associação realizou um estudo junto à população e identificou a extrema necessidade de Tocantinópolis ter um Hospital Regional de Média Complexidade.
“Atender a nove municípios sem capacidade administrativa é condenar aos que precisam de atendimento de urgência e/ou emergência à morte”, disse o presidente da entidade, Gil Eanes Fernandes. Ele complementou: “Não podemos negligenciar essa extrema necessidade. Contudo, aproveitaremos a visita do governador para chamar atenção do mesmo para essa demanda”.
A campanha da ACITO é um apelo para que o governo do estado considere a criação de um hospital regional em Tocantinópolis, o que poderia aliviar a pressão sobre a UPA local e melhorar o atendimento à saúde na região.