A Prefeitura de Tocantinópolis juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizam na quarta-feira, 28, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição – 2013/2016). O evento aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Ensino e teve o apoio de todas as secretarias municipais. O Fórum é umas das etapas que Tocantinópolis tem que cumprir para conseguir o Selo UNICEF que é um reconhecimento internacional aos municípios que oferecem melhores condições às suas crianças e adolescentes.
Após o credenciamento e inscrição dos participantes, a comissão organizadora do Fórum realizou uma breve explanação sobre a metodologia a ser aplicada. Em seguida, foi apresentado um relatório detalhado, contendo um diagnóstico completo sobre o trabalho desenvolvido pela equipe e a atual situação do município no tocante à pontuação avaliativa do Selo UNICEF. Diante de tais informações, os participantes do fórum foram convidados a se reunirem em grupos para discutirem, elaborarem e exporem, em forma de plenária, planos de ações voltados para elevação dos indicadores sociais do município.
O objetivo desta ação foi apresentar para a comunidade a importância e os instrumentos para o desenvolvimento do diagnóstico da linha de base qualitativa e, informar que o município aderiu ao Selo. O Fórum promoveu a participação da comunidade, bem como apresentou aos moradores locais as políticas públicas, diagnosticando e iniciando de imediato um diálogo qualificado com a população sobre as ações em políticas públicas voltadas para a infância e adolescência em detrimento às metas estabelecidas pelo UNICEF ao município.
Segundo a secretária de Educação, ali era a oportunidade da comunidade está expondo as demandas que o município precisa melhorar como também inserir serem inseridas nas comunidades. “Aqui teremos a oportunidade de pontuar as diversas ações a serem implantadas e melhoradas em nossa cidade. Não podemos ficar de braços cruzados, devemos expor nossas opiniões para assim termos uma cidade com melhores condições de vida a todos”, falou a secretaria Marly Monteiro.
Neste 1º Fórum esperou-se que a comunidade viesse a ter conhecimento das ações do Selo e também a avaliar o Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo, onde a sociedade teve a oportunidade de discutir sobre a situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios. (Dirceu Leno)




