O secretário estadual da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, apresentou o Tocantins como alternativa para os problemas logísticos do PIM – Polo Industrial de Manaus e região na 1ª Transpo Amazônia – Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística em Manaus (AM), que aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho em Manaus (AM).
O evento foi promovido pela Fetramaz – Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia e visa fortalecer, integrar e gerar novos negócios no setor que é um dos principais gargalos do desenvolvimento industrial da região Norte.
A participação do Tocantins no evento possibilitou a realização de importantes contatos para o desenvolvimento de projetos em andamento na Sic.“Durante a feira conversamos com representantes de indústrias de equipamentos, como por exemplo, empresas que fazem balsas e barcaças, e apresentamos o Tocantins como alternativa a problemas hoje enfrentados pela Zona Franca de Manaus”, afirmou Massuia.
Programação
Fizeram parte da programação da 1ª Transpo Amazônia as palestras do presidente do Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS e professor titular da UFRJ, Paulo Fleury, do diretor e consultor da MB Consultoria na área de Logística, Processos, Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, Marx Correa Gabriel, do doutor e consultor em Comunicação, Dado Schneider, e do colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples, da Editora Abril, do portal UOL e comentarista da Rádio Eldorado, Eugênio Mussak, entre outros.
“Nas palestras que participamos, a todo o momento, mostraram que o Tocantins está no caminho certo com a diversificação modal de transporte. A nossa estratégia ajuda muito porque reduz preço de frete, agrega segurança no transporte por rodovias e ainda a integração com a Ferrovia Norte-Sul e futuramente com a hidrovia no rio Tocantins”,aponta Massuia.
Ainda durante a Transpo Amazônia, a Câmara Interamericana de Transportes (CIT) promoveu uma Assembleia Geral com a participação dos países integrantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.




