Campeonato Tocantinense, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Com estas três competições para disputar nesta temporada, o Gurupi precisará de uma boa grana para poder buscar resultados expressivos. Diante disso, na sábado, 28, durante a apresentação do elenco do Camaleão do Sul, o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), disse que contará nessa temporada com recursos na ordem de R$ 500 mil provenientes de emendas parlamentares, contrapartida do governo estadual, patrocínios empresariais e verba da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Vamos fazer como nos anos anteriores, contar com emendas individuas de vereadores e projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Gurupi, além de patrocínios empresariais” comentou Abdalla afirmando ainda que o governo do Estado deve disponibilizar R$ 100 mil e esse mesmo valor será depositado na conta do clube pela CBF durante a participação na Copa do Brasil”, planeja o prefeito.
Apresentação
A diretoria do Gurupi apresentou no sábado, 28, no Estádio Resendão, em Gurupi, sua comissão técnica e parte do elenco que vai disputar a temporada. Entre as principais metas do clube estão chegar na segunda fase da Copa do Brasil, ter bom desempenho no Brasileiro da Série D e ser novamente campeão Estadual, alcançando os mesmos cinco títulos do Palmas.
O time estará completo a partir da próxima semana com a chegada de mais quatro reforços. O atacante Lúcio Bala, destaque no Tocantinense do ano passado e campeão estadual com a camisa do alviverde, pode voltar ao time em março.
O time disputará a temporada com 27 jogadores no elenco, 20 do profissional e sete das categorias de base. Na apresentação de ontem, a equipe não estava completa. Quatro reforços devem compor o time a partir da próxima semana. O goleiro Rafael Córdova (ex-Vitória da Bahia) e o zagueiro Wendel (ex-Rio Branco-AC). Os outros dois nomes a diretoria preferiu não adiantar.
Técnico
Quem vai comandar a equipe é o técnico Éverton Goiano, que vem de duas conquistas de campeonatos estaduais – uma no Mato Grosso e outra no Acre. O treinador trouxe com ele os jogadores Manu, Romarinho, Wendel e Rafael Córdova. “Trouxe pela necessidade e acertamos com a direção que tinha como proposta manter o máximo possível os jogadores da base, mas perdemos algumas peças e tinha que haver reposição. Portanto, dentro da realidade do clube, trouxemos esses jogadores para somar”, disse.
O treinador quer nas próximas duas semanas priorizar o trabalho físico visando a estreia em casa pela Copa do Brasil no dia 7 de março. “Para o Tocantinense vai ser um pouco mais nivelado porque as equipes estão todas começando juntas, mas quando pegarmos, por exemplo, a equipe do Atlético Goianiense, que vem num ritmo de jogo forte no campeonato Goiano, precisaremos priorizar o aspecto físico” avaliou o treinador.
Manu
O jogador Manu está trazendo na bagagem para o Camaleão do Sul, 13 anos de experiência no futebol internacional como o PSV da Holanda, Sporting de Lisboa, em Portugal, e do oriente médio, onde defendeu a camisa do clube saudita Homã. “Apesar dos 33 anos e a aposentadoria está batendo na porta, estou esperançoso e quero ajudar todo o pessoal e dar força na condução dos mais jovens da equipe”, disse.
Presidente
Um dos principais destaques do Tocantinense 2011, o atacante Lúcio deve se juntar ao elenco do Gurupi a partir de março, como assegurou o presidente do clube, Wilson Castilho, que reconhece os desafios que o time terá pela frente, porém, está otimista. “É um desafio muito grande, hoje estamos apresentando o grupo, virão outros jogadores e aí esperamos montar uma grande equipe e ter uma boa campanha na Copa do Brasil, Estadual e Brasileiro Série D”, acredita o cartola.
Jogadores
Goleiros: Santos (ex-Tocantinópolis) e Rafael Córdova (ex-Rio Branco (AC), Vitória (BA), Grêmio (RS)
Lateral-direito: Alberto (estava no clube)
Zagueiros: Dentinho (Ex-Guaraí), Luciano (ex-futebol Paulista) e Wendel (ex- Rio Branco-AC).
Lateral-esquerdo: Jales ( Corinthians-AL) e Juninho Colinas
Volantes: Urânio e Hemerson
Meias: Parazinho (categoria de base do Vasco), Thiago Campos (ex-Morrinhos/GO) e Romarinho (ex-Penapolense/SP)
Atacantes: Jócion (ex-Tocantins), Héder (ex-Tocantins) e Manu (ex-Sporting-Portugal e Inter-RS)
(Jornal do Tocantins – Foto: Gil Correia)