O árbitro assistente e aspirante ao quadro da Fifa Fábio Pereira, de Araguatins, está passando por uma “reciclagem” forçada pela Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Motivo: na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, na vitória do Fluminense 2 x 1 na Ponte Preta, o árbitro pernambucano Nielsen Dias assinalou uma falta do defensor da Ponte Preta sobre o jogador do Fluminense. E o lance resultou no gol de vitória do time carioca diante dos paulistas causando muita revolta aos pontepretanos. Apesar de o assistente tocantinense ter marcado, de forma correta, a infração a favor da Ponte. Mas segundo ele, o juiz Nilsen Dias alegou que viu uma falta por baixo do jogador da Ponte Preta e ele acabou acatando a decisão do apitador.
Punição
Apesar de ter acertado no lance, no início da semana passada, Fábio Pereira recebeu a notícia da Comissão Nacional dizendo que ele, o árbitro Nilsen Dias e o outro árbitro atrás do gol teriam que passar por um treinamento de duas semanas em razão do episódio do jogo Fluminense e Ponte Preta. “Fiquei chateado”, disse ele, afirmando que depois foi alertado pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Gasparino Bezerra, que o secretário da Comissão Nacional, Dionísio Roberto Domingues, disse a ele que como era árbitro aspirante da Fifa teria que ter sido mais incisivo e tomado a responsabilidade dizendo ao árbitro central que foi falta e fim de papo. “Infelizmente na hora não tive este procedimento e acabei sendo punido”, ressaltou o tocantinense.
Ranking
Apesar da punição, Fábio Pereira não acredita que isso possa prejudicá-lo em relação a briga por uma vaga no final de ano no quadro da Fifa.”Estou lutando com outros sete assistentes”, comentou ele. O assistente Roberto Bratz (PR) vai se aposentar e, por isso, será substituído. Hoje, Fábio Pereira ocupa a segunda colocação no ranking da Comissão Nacional de Arbitragem. O nome do substituto do paranaense Bratz será divulgado pela Fifa no dia 2 de janeiro do próximo ano, e o tocantinense tem grandes chances de ocupar a vaga.
Cumprindo a “pena”, Fábio Pereira participou neste final de semana dos treinamentos específicos com o instrutor da CBF Antônio Francisco Parrião .
Jogos
Este ano o tocantinense já participou de 16 jogos do Brasileirão Série A como Vasco x São Paulo, Fluminense x Palmeiras, Botafogo x Palmeiras, Corinthians x Atlético (MG), Vasco x Cruzeiro, Flamengo x Grêmio, entre outros. Trabalhou também em cinco jogos da Copa do Brasil; um jogo da Série C, além da final entre Atlético Mineiro x América, no início do ano e no Campeonato Cearense. Fábio Pereira revelou todos estes assuntos durante entrevista no programa CBN Esportes da Rádio CBN Tocantins, nesta segunda-feira, 22.
Jogos em que Fábio Pereira trabalhou no Brasileirão
Ponte Preta x Atlético (MG)
Flamengo x Internacional
Cruzeiro x Grêmio
Vasco x Cruzeiro
Fluminense x Bahia
Botafogo x Palmeiras
Portuguesa x Internacional
Corinthians x Atlético (MG)
Fluminense x Palmeiras
São Paulo x Botafogo
Atlético (GO) x Coritiba
Flamengo x Grêmio
Fluminense x Náutico
Bahia x Botafogo
Vasco x São Paulo
Fluminense x Ponte Preta
Copa do Brasil
Novo Horizonte x Palmeiras
Paraná x Ceará
Fortaleza x Grêmio
Cruzeiro x Atlético (PR)
Coritiba x Vitória
Brasileiro Série C
Águia de Marabá x Guarany (CE)
Final do Campeonato Mineiro
Atlético (MG) x América
Campeonato Cearense
Horizonte x Fortaleza
(Jornal do Tocantins)




