O juiz Valderley Silva abriu a jornada da tarde do Seminário de Segurança Corporativa e Atualização Jurídica, promovido pela Polícia Civil. Ele falou sobre “A aplicação da tecnologia em prol da celeridade e eficiência do sistema de Justiça”. Membro da 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), o magistrado traçou um panorama sobre o mundo tecnológico dos dias atuais e a importância do uso dessas ferramentas para o avanço do Judiciário, visando, principalmente, a desburocratização da gestão.
Entre os assuntos abordados estiveram a busca da transparência das informações; o combate à morosidade do Sistema Judiciário; a eliminação de papel; a marcação automática de audiências; o uso de assinaturas digitais criptografadas como medidas para a redução do serviço burocrático e a modernização do Sistema Judiciário.
O evento prossegue nesta sexta-feira (29), com as palestras sobre os temas “Concurso material de crimes e o arbitramento de fiança pela autoridade policial”, que será apresentada pelo juiz Homero Lamarão Neto, durante a manhã; sobre “Ato infracional”, ministrada pela delegada Christiane Lobato, diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data); e “Inteligência policial e segurança corporativa”, pelo secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Antônio Cláudio Farias.
O juiz André Luiz Filocreão da Fonseca falará ainda sobre “A atuação da autoridade policial em delitos de alcoolemia ao volante”. O seminário tem como objetivo de qualificar e atualizar os servidores da instituição policial por meio de palestras de especialistas em legislações penais e processuais e segurança corporativa, entre outros temas.




