Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Técnicos fazem capacitação em manejo de açaizais em Novo Repartimento

Noticias Relacionadas

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Novo Repartimento, município da Região do Lago de Tucuruí, participarão nesta terça-feira (14) de capacitação em manejo de açaizais nativos, ministrada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A capacitação, que envolve teoria e prática, acontecerá na propriedade do agricultor familiar Edmundo Alves, na Gleba Parakanã, que concentra a maior produção de açaí no município. O objetivo é aperfeiçoar as ações de assistência técnica que a Emater já realiza em campo.

A aula prática oferecerá aos técnicos a oportunidade de fazer a seleção correta das plantas, o número de árvores por touceira e a identificação de plantas que podem ou não ser eliminadas na touceira. Segundo a equipe técnica da Emater, entre as melhorias com o manejo das áreas de açaí está o aumento da produtividade e o ganho real. Só com as técnicas adequadas é possível aumentar o cultivo sem a adoção de tecnologias em até 50%.

Dados da Emater mostram que quase toda a produção de açaí em Novo Repartimento é livre de qualquer produto químico. A maioria da produção é enviada ao mercado de Belém. O restante fica para o consumo local. Edelson Stork, técnico em Agropecuária da Emater, informou que, apesar de a comercialização ser garantida, os agricultores ainda são obrigados a vender para atravessadores. “Esse ainda é um grande entrave da produção. O processo garante perda de pelo menos 40% no lucro dos agricultores”, frisou o técnico.

Mesmo com a grande produção de açaí em Novo Repartimento, ainda não são conhecidos os números reais alcançados anualmente com a atividade no município. Para reverter essa situação, a Emater já começou a elaborar um diagnóstico com as famílias para identificar a produção. As visitas são realizadas em cada propriedade.

A Emater também investe na organização dos agricultores, a fim de reunir as famílias em cooperativas para garantir a comercialização do produto direto com o consumidor. Entre os clientes potenciais está o governo federal. “Queremos incluir o açaí na merenda escolar do município, por meio do Programa Nacional de Apoio à Merenda Escolar”, adiantou Edelson Stork.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias