Com o intuito de estimular a organização e o fortalecimento das ações das Vigilâncias Sanitárias (VISA’s), coordenadores e fiscais dos municípios de Darcinópolis, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, estão esta semana em Palmas, participando de um curso de qualificação. A capacitação se iniciou no dia 24 e segue até a esta sexta-feira, 27.
Segundo a técnica da VISA estadual, Izabel Cristina Barroca, participam desta primeira turma os municípios contemplados pelo governo federal com incentivo financeiro destinado à organização e fortalecimento do processo de descentralização de ações.
Os municípios foram contemplados com o incentivo de R$ 20 mil.
Segundo a técnica Izabel Cristina, a proposta do curso é qualificar novos fiscais e preparar as vigilâncias municipais para atuar em áreas que desde o início de 2015 passaram a ter competência de fiscalização e acompanhamento descentralizados, como é o caso das farmácias e as unidades básicas de saúde.
“O curso serve para eles se atualizarem em tudo, desde atuação na área de gestão, incluindo planejamento e monitoramento de ações, até atuação em vistorias e fiscalizações nas áreas de alimentos e de serviços, como academias, salões de beleza, clínicas de saúde, escolas, creches, hotéis, pousadas, entre outros”, acrescentou.




