Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 24, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Técnicos do RURALTINS recebem treinamento para execução das Chamadas Públicas

Noticias Relacionadas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS) realiza nesta terça-feira, 4, um treinamento com 15 técnicos do órgão para atuarem com o Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (SIATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O sistema permite o gerenciamento dos dados relativos aos serviços de assistência técnica e extensão rural, executados por meio dos contratos de prestação de serviço, oriundos das Chamadas Públicas. “O sistema vai permitir, além do gerenciamento, a validação dos serviços pelo fiscal do contrato, que é um servidor do ministério, ponto necessário para que o pagamento seja efetivamente pago”, afirma Adenieux Rosa Santana, assessor técnico do RURALTINS.

De acordo com Alécia Borges, diretora de Empreendedorismo Rural, participam do treinamento coordenadores e assessores responsáveis pelos contratos referentes às Chamadas Públicas de n° 10/2012, lotes 61 e 62, que tem como foco a sustentabilidade, e de n° 11/2012, lote 30, destinada a atender as demandas específicas dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

A capacitação é realizada em parceria com o MDA e acontecerá até terça-feira, 04 de junho.

Prestação de serviço

Após a capacitação, os técnicos executarão as atividades em 29 municípios tocantinenses beneficiando 2.600 famílias de agricultores com investimentos de quase R$ 9,5 milhões, provenientes do MDA, a serem aplicados ao longo de 36 meses.

O RURALTINS atenderá as famílias por meio da prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar. Atendendo a exigência do MDA, cerca de 30% do público atendido será composto por jovens e mulheres. (Alaides Cardoso)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias