Quarenta e sete profissionais das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal foram certificados nesta segunda-feira (26), no auditório do Hospital Universitário, no Curso de Especialização em Vigilância Sanitária. Esta foi a primeira turma formada e permitirá aos técnicos a prestação de um serviço com maior adequação às normas orientadoras da Vigilância Sanitária.
“Além dos ganhos de qualificação dos profissionais, teremos uma significante melhoria nas condições laborais e nos indicadores de saúde do estado”, justificou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde do Estado, Alberto Carneiro. O curso teve duração de 480 horas e participaram profissionais efetivos municipais e estaduais.
A realização da especialização foi uma parceria entre Governo do Estado e Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A chefe do departamento de Saúde Pública e coordenadora do curso, Nila da Conceição Cardoso, explicou que os sistemas de Vigilância Sanitária configuram uma das unidades da rede de instituições públicas que regulam a vida social, sob o ângulo dos riscos à saúde.
Nila Cardoso explicou que os profissionais atuam com variadas formas de intervenção para eliminar ou reduzir a exposição a certas substâncias, situações, comportamentos e procedimentos. “As ações da Vigilância Sanitária integram as condições gerais de produção, pois constituem uma ação de saúde e um instrumento da organização econômica da sociedade, à medida que agrega o valor aos bem produzidos”, concluiu.




