O vereador Josmundo recebeu na tarde desta quarta-feira, 22, a visita da representante estadual da Central Única das Favelas (Cufa), Juliana Soares, para tratar da viabilidade de realizar em Palmas a 1ª Edição da Taça das Favelas, o maior torneio de futebol de campo entre favelas de todo o mundo.
A competição, realizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, teve sua primeira disputa em 2012, no Rio de Janeiro. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em muitos países, oferecendo a oportunidade aos jovens talentos de brilharem e se destacarem na visão de grandes clubes do futebol.
Durante a conversa, o parlamentar destacou que a Taça das Favelas será uma possibilidade de proporcionar novas experiências culturais jovens na capital tocantinense.
“O nosso objetivo é promover atividades que venham integrar as áreas de cultura, esportes, lazer, educação e cidadania, para promover bem-estar e inclusão social. Pretendemos, com o apoio do poder público e da sociedade, trazer esse evento para Palmas ainda nesse ano de 2023, isso nos ajudará a construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidades aos jovens”, disse Josmundo.
Taça das Favelas
A competição já é uma realidade no cenário futebolístico nacional e tem o capitão do penta, Cafu, como embaixador do torneio, enquanto nomes históricos do futebol brasileiro como Romário, apoiam a competição.
Participam da categoria masculina os nascidos entre os anos de 2005 a 2009, e da feminina as meninas nascidas a partir do ano de 2009. O torneio se apresenta primeiramente em seletiva regional, seguida da nacional, e por fim a mundial.