Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Surto de vírus está controlado em aldeia indígena de Tucuruí-PA

Noticias Relacionadas

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28), secretários de saúde do estado e do município de Tucuruí, região sudeste do Pará, anunciaram que o surto viral na aldeia Trocará está controlado.

“Foram estabelecidos protocolos pelo governo federal e o diagnóstico inicial é de três tipos de vírus – rinovírus, coronavírus e adenovírus”, declarou o médico Leone Rocha, coordenador do Distrito Sanitário Indígena do Guamá-Tocantins.

De acordo com os especialistas, os três tipos de vírus detectados são relacionados aos resfriados que a população convive diariamente. Contudo, os indígenas não têm as mesmas defesas e anticorpos contra estes tipos. “Uma série de fatores como a incidência de 100 subgrupos dos tipos de vírus detectados e a baixa resistência das comunidades indígenas colaboraram para o surto da doença além dos três óbitos dos bebês”, explicou Leone Rocha.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), as crianças da etnia Assurini apresentaram sintomas de infecções do trato respiratório, como febre alta, tosse e insuficiência respiratória, mas os primeiros exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e Instituto Evandro chagas (IEC) descartaram a possibilidade de elas estarem sofrendo infecção por H1N1.

Foi descartado também, o contágio por Metapneumovírus, vírus sincicial respiratório (VCR) e coqueluche.O IEC informou que recebeu 11 amostras clínicas de pacientes indígenas (etnia Assurini) para investigação de doença respiratória e que os exames laboratoriais ainda estão em curso. (Diário do PA).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias