Em solenidade realizada nesta quinta-feira (7), foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Imperatriz, Hospital Albert Einstein e Ministério da Saúde que vai possibilitar o acompanhamento de pacientes do Hospital Municipal de Imperatriz a distancia pelo programa de telemedicina.
Para que a cidade recebesse o projeto, segundo a representante da Coordenação Hospitalar do Ministério da Saúde, Sandra Lemos, foram avaliados alguns critérios, como a estrutura ofertada por meio de equipamentos e o trabalho desenvolvido pelo hospital no atendimento e tratamento dos pacientes.
“São analisados o volume de atendimentos e os serviços oferecidos pelo hospital, bem como se disponibiliza terapia intensiva, tomografia computadorizada, exames laboratoriais, radiológicos, e se é um ambiente favorável a projetos de melhoria”, destacou Sandra.
As principais áreas a serem discutidas nas teleconferências serão Cardiologia, Neurologia, Traumatologia e Terapia Discursiva.
Para o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Anisio Cavalcante, a adesão ao programa proporciona um ganho para a saúde de Imperatriz. “A telemedicina estreita laços, estreita distâncias, e nos dá o que a gente mais presa na medicina – que é a excelência. A partir do momento que você está em contato com o que você tem de melhor no país, você está respaldado naquilo que você faz”, disse.
Com a parceria, profissionais da saúde poderão trocar informações em tempo real para realizar a melhor forma de tratamento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A metodologia da telemedicina deve agilizar o atendimento e proporcionar um tratamento mais eficaz aos diversos quadros clínicos que são acompanhados pelas equipes do hospital. (Imirante.com).




