Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sobrevoo avaliará viabilidade de hidrovia no Rio Tocantins

Noticias Relacionadas

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, senadora Kátia Abreu fará nesta sexta-feira, 8, um sobrevoo no Rio Tocantins, juntamente com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do Ministério dos Transportes, Bernardo Figueiredo e o representante-chefe do Banco de Desenvolvimento Chinês no Brasil, Weindong Zhou. O objetivo da ação é mostrar a área que segundo ela, pode mudar o panorama das hidrovias brasileiras.

“O objetivo é mudar o marco regulatório que fala sobre a construção de eclusas para hidrovias em rios que tenham hidrelétricas em seus cursos. Isso foi feito de forma errada no passado, impedindo que esses rios recebessem obras hidroviárias”, afirmou Kátia.

Segundo ela, o Banco de Desenvolvimento Chinês está muito interessado em realizar investimentos nas obras da hidrovia no Rio Tocantins. “Caso o novo marco regulatório aconteça, eles também pretendem investir em um porto na foz do Rio Tocantins, em Belém (PA)”, explicou a senadora. O processo da criação do novo marco regulatório poderá criar um processo de concessão por administração, que segundo a senadora Kátia, servirá de modelo para outras bacias hidrográficas brasileiras. “O Tocantins será o primeiro rio em que se pretende instalar esse novo tipo de hidrovia”, finalizou. Na sexta-feira, 9, as 13h30, acontece um almoço na casa da senadora Kátia Abreu, que receberá o presidente da EPL e o representante do Banco Chinês, e apresentará os resultados do sobrevoo em coletiva com a imprensa. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias