
Uma situação de descaso e abandono do Poder Público Municipal de Sítio Novo, no Bico do Papagaio, vem deixando evidente a despreocupação dos agentes públicos com a população e principalmente com aqueles que necessitam de assistências social e de saúde.
O jovem Jonilson Araújo Santos, conta que sofreu um acidente em abril de 2005, ficando tetraplégico. Desde então, ele depende de algumas adaptações, como cadeira de roda motorizada e cadeira de banho. Ele faz tratamento no Hospital Sarah, em São Luís, capital do Maranhão, por onde já passou por avaliação por uma equipe multidisciplinar.
Jonilson relata que a equipe multidisciplinar do hospital, realizou avaliações, física, cognitiva, auditiva e visual, e emitiu laudo que lhe dá direito a pleitear cadeira motorizada, cadeira de banho e almofada de ar, porém, ele alega, que tem procurado a Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo, município onde mora, para que o órgão o ajude junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a adquirir os equipamentos, no entanto, tem sido ignorado.
Desde 2013 o SUS oferece cadeira de rodas motorizada para as pessoas com deficiência que são incapazes de tocar uma cadeira manual.
Jonilson resolveu tornar o caso público, para tentar expor a situação de descaso e sensibilizar por ajuda tanto do município, quanto de órgãos de controle e fiscalização. O caso do jovem é grave, a tetraplegia prejudica a comunicação do sistema nervoso com os membros e tórax. Os sintomas da tetraplegia dependem da gravidade, intensidade e extensão da lesão. Além da perda dos movimentos, os tetraplégicos podem apresentar sintomas como braços flácidos e pernas espásticas, perda do controle da bexiga, do intestino, da respiração, comprometimento da função sexual e outras funções autonômicas, além perda de sensibilidade nas áreas afetadas. Os tetraplégicos, por terem mobilidade e funcionalidade reduzidas, podem ser mais vulneráveis a condições como espasticidade, fraturas, osteoporose, trombose venosa profunda, disreflexia autonômica, complicações respiratórias e distúrbios cardiovasculares.




