Em Marabá, sudeste do Estado, os internos do Centro de Recuperação Regional Agrícola Mariano Antunes (CRRAMA) que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) contam com um reforço nos estudos dentro da própria unidade prisional. Desde o mês de junho, eles estão participando do projeto “ProEnem”, que consistem em um cursinho preparatório específico para o Enem PPL 2013. Neste ano, 35 internos prestarão o exame. A iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pela Divisão de Educação Prisional da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).
De acordo com Roberta Araújo, coordenadora pedagógica do CRRAMA, o cursinho preparatório já existe desde agosto de 2012. “A iniciativa surgiu a partir de uma experiência realizada em 2011, onde professores voluntários da cidade de Marabá ministravam um cursinho pré-vestibular. A partir do ano seguinte, a direção do CRRAMA expandiu a ideia, articulando junto à 4ª Unidade Regional de Ensino (URE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a implementação do Ensino Médio na unidade prisional”, explica a pedagoga.
Em 2012, o CRRAMA já possuía turmas tanto de Ensino Fundamental quanto de Ensino Médio. Segundo a coordenadora pedagógica, a implementação do cursinho preparatório surgiu da necessidade de preencher um horário vago de aulas no período da tarde. “A partir daí, o setor de educação da unidade reuniu com os professores para criar uma turma destinada a ter aulas extras específicas para o Enem Prisional, tendo como objetivo complementar as atividades e possibilitar que os alunos tivessem mais oportunidades de tirar dúvida com os professores”, relata Roberta.
Oziel Martins está preso há mais de dois anos e já havia concluído o Ensino Médio antes de ser preso. Ele participa pela primeira vez do Enem, e assim que soube do curso preparatório não pensou duas vezes. “Eu sempre tive vontade de fazer o Enem. Quero continuar estudando e ter um futuro melhor. Acho que todos os internos deveriam estudar. Foi o melhor caminho que escolhi. Meu sonho é fazer faculdade, cursar Engenharia Elétrica”, afirma.
Todos os internos do CRRAMA inscritos no Enem PPL estão participando do cursinho preparatório, que conta com duas turmas (uma de homens, outra de mulheres) que assistem as aulas diariamente em horários diferentes. A turma masculina conta com 26 alunos, já a turma feminina é composta por nove alunas. As aulas são ministradas por uma equipe formada por 13 professores que ministram as seguintes disciplinas: Português, Redação, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Química e Inglês.
O interno Vanderli Rodrigues também participa do Enem pela primeira vez e aprova a iniciativa do curso preparatório. “É um preparo a mais para que a gente possa ter uma melhor perspectiva de vida quando estiver lá fora, para obter um emprego ou cursar uma faculdade. A iniciativa desse curso é um passo a frente para nos ajudar. A educação é o único caminho que pode nos reintegrar à sociedade, pois é o mais promissor que há para traçar outro futuro”, destaca o interno.
Atualmente, 86 internos do CRRAMA estão envolvidos em atividades educacionais. Em 2012, o presídio de Marabá recebeu menção honrosa da Susipe, como uma das cinco unidades prisionais do Pará por apresentar um índice de internos que mantém estudos regulares maior do que a média nacional da época, que era de 10%. As outras unidades foram o Centro de Recuperação Feminino (CRF), Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) e o Centro de Recuperação Regional de Tucuruí.
De acordo com a gerente da Divisão de Educação Prisional (DEP) da Susipe, Marizângela Fuckner, “o preparatório para o Enem é fundamental para que os alunos possam relembrar conteúdos que já foram passados, ressaltando também o papel do professor no incentivo do aluno, o que contribui para sua autoestima”, destaca.
Enem PPL 2013 – Esse é o 4º ano que os internos participam do exame. No Pará, 649 internos de 31 unidades prisionais prestarão o Enem PPL 2013. Na Região Metropolitana de Belém, a unidade prisional com o maior número de inscritos foi o Centro de Recuperação Feminino (CRF), onde 56 detentas prestarão o exame. O Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, foi a unidade prisional com o maior índice de internos inscritos no interior do Estado, com 47 candidatos.
No ano passado, 475 detentos participaram do Enem PPL, número que superou o registrado em 2011, quando 243 internos custodiados pela Susipe se inscreveram para participar do Exame. “Nossa expectativa é de que cada vez mais aumente esse número. As unidades prisionais estão criando melhores condições para que o interno possa participar do exame. O Enem é a forma mais rápida para que o interno possa receber sua certificação do Ensino Médio, além de garantir que ele tenha acesso a um curso superior”, conclui a gerente da DEP.
O Enem PPL será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro. No primeiro dia serão aplicadas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.




