A região do Bico do Papagaio é considerada um tradicional reduto eleitoral do governador, Siqueira Campos (PSDB). Mas nesta eleição municipal os resultados finais apontaram para uma clara rejeição aqueles que comungam com o siqueirismo. Para se fazer uma leitura clara que confirma a afirmação, basta verificar que nos 26 municípios da região, Siqueira conseguiu eleger apenas seis aliados diretos.
Siqueira Campos participou de quase todas as campanhas eleitorais de seus aliados no Bico do Papagaio e por onde passou, conseguiu fazer com que a maioria de seus candidatos, desencadeassem um processo de súbita derrota.
Municípios como Nazaré, Santa Terezinha, Riachinho, Cachoeirinha, Praia Norte, Itaguatins, Buriti e Aguiarnópolis, onde as campanhas eram consideradas ganhas, foi apenas vincular o nome dos candidatos ao de Siqueira Campos, para que os eleitores tomassem caminho contrário. Em alguns municípios o governador chegou a ser vaiado e ironizado.
Araguatins não ficou de fora da maré de rejeição ao governador Siqueira Campos. Para se ter uma ideia, Siqueira obteve a maior votação proporcional de sua campanha em 2010 no município com 75% dos votos válidos. No entanto, nenhum dos líderes que apoiaram o governador naquele ano, conseguiu sequer, sair candidatos este ano. Dos três postulantes ao cargo de prefeito em 2012, nenhum candidato ou partido apoiou Siqueira, são eles: Lindomar Madalena, do PSB; Cláudio Santana, do PMDB e Beto do Incra, do PT. Articuladores políticos do governador ainda tentaram contato com Lindomar Madalena e Cláudio Santana, mas ambos dispensaram o apoio de Siqueira, que passou a eleição sem ir à Araguatins, fato nunca acontecido desde antes da criação do Tocantins.
Ananás, Angico, Xambioá, São Bento, Tocantinópolis e Maurilândia foram os únicos municípios no Bico do Papagaio onde os candidatos adotaram ligação direta com o governador e venceram as eleições. Isso representa apenas 26,07% de aproveitamento.




