
Uma fonte ligada a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) relatou ao site Folha do Bico que uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24Hs, destinadas pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para serem construídas no Bico do Papagaio tinha como destino Araguatins.
A fonte relatou que uma determinação do governador, Siqueira Campos e do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, orientaram que a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) avaliassem a retirada do município de Araguatins como beneficiaria, para atender Augustinópolis. Tocantinópolis já seria naturalmente beneficiada com a segunda UPA 24Hs e foi mantida.
A decisão de Siqueira Campos e Eduardo, partiu de um acordo político com líderes de Augustinópolis que exigiram a transferência, prontamente atendia pelo governador e secretário.
Uma das alegações usadas para tirar de Araguatins a instalação da UPA, foi a de que Augustinópolis atualmente possui uma melhor estrutura médica e facilitaria o trabalho, gerando menos gastos.
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.




