
De cada 10 quilômetros rodados por carros, motocicletas e bicicletas nas ruas de Imperatriz, pelo menos 6kms já são feitos em ruas sem buracos, recuperadas pela Operação Tapa-buracos da Secretaria Municipal da Infraestrutura. Isso não significa dizer que mais da metade da malha viária da cidade já foi recuperada, mas sim que as ruas de maior demanda, principalmente os corredores em todos os sentidos, já estão sendo finalizados. Com o aumento das equipes da Sinfra e com a ampliação das frentes de trabalho noturnas (que rendem mais do que de dia), a previsão é de que daqui a 75 dias não se tenham mais vestígios da destruição que se viram da passagem de ano para cá.
São quatro frentes de serviços durante o dia e três à noite. A partir da próxima semana serão quatro de dia e quatro à noite. “Concluímos o Centrão, compreendido pelas ruas e avenidas delimitadas pelas João Lisboa, Aquiles Lisboa, BR 010 é XV de Novembro, dentro do que prevíamos. Agora estamos atacando todas as vias entre a João Lisboa e a Bernardo Sayão que deverão estar finalizadas em 30 dias. Ao mesmo tempo estamos praticamente em todos os bairros, de tal forma que, até o final de junho, essa missão estará cumprida” – assegura o secretário Francisco de Assis Pinheiro.
As equipes da noite finalizam nas próximas horas a Rua Piauí, da São Pedro à Bernardo Sayão, e imediatamente vão recuperar as ruas Pernambuco e Paraíba, da Henrique Dias à Industrial. As demais que ficam no mesmos sentido e direções serão feitas simultaneamente.
A marginal da BR 010 que vai no sentido Brasília-Belém já está bem perto de ficar pronta e a do sentido contrário, do 50 BIS ao DNER, também trabalhada somente à noite, amanhecerá pronta no dia 8 de maio.
Das cinco equipes diurnas, uma está no Grande Santa Rita, onde já recuperou a Avenida Industrial e agora trabalha nas Petrônio Portela, Caique e JK; a segunda equipe atua na Vila Nova, fazendo a dom Marcelino e a Tancredo neves; a terceira equipe está no Parque do Buriti, com a Rua XVI já praticamente pronta, devendo mudar hoje, 26, para a Rafael Almeida; a quarta equipe está no Maranhão Novo, ja na Mário Andreazza, para, em seguida, fazer a Dom Cesário, e a quinta equipe está no Conjunto Vitória, recuperando a Pista Central.
Segundo o secretário da Sinfra, o prefeito Assis Ramos tem acompanhado “de corpo presente” os serviços, “inclusive vendo à noite e durante a madrugada o desempenho das equipes noturnas. Ele exige celeridade e qualidade, mas está inteirado de que o volume de trabalho é muito grande, porque tínhamos toda a cidade com o asfalto destruído e tivemos que perder tempo em busca de uma saída legal para essa operação, de vez que não tínhamos esse serviço sequer licitado”- lembra Francisco Pinheiro.




