Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) e outras entidades classistas se reuniram nesta terça-feira, 18, com o secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas, para tratar do PLANSAÚDE. A reunião foi solicitada pelos sindicatos, que vêm recebendo uma série de denúncias dos usuários do plano, afirmando que estão ficando sem atendimento nas redes credenciadas da UNIMED em Imperatriz-MA, Gurupi e Araguaína.
Na reunião, o secretário confirmou aos dirigentes sindicais que o atendimento em Gurupi e Araguaína está suspenso por pendências financeiras. Lúcio se comprometeu em regularizar os pagamentos até esta quarta-feira.
Sobre o atendimento da UNIMED/Imperatriz, o secretário disse que teria retornado na semana passada e que estuda a possibilidade de fazer um convênio direto com os profissionais do Maranhão.
No último dia 04, o presidente da UNIMED/Imperatriz, o médico Rômulo Lopes, relatou ao SISEPE-TO que os repasses do PLANSAÚDE estavam sendo feitos com até 120 dias de atraso. Disse ainda que a situação ficou tão crítica, que o caso foi encaminhado a UNIMED do Brasil e para a UNIMED Norte-Nordeste, para providências.
Recursos
Na reunião, o secretário também falou sobre a criação do Conselho de Administração do Plansaúde, responsável por fixar as políticas e diretrizes que gerem o plano e acompanhar a correta aplicação dos recursos. De acordo com Lúcio, o projeto de lei de criação do Conselho será encaminhado para a Assembleia Legislativa nos próximos dias.
Pagamento
Outro assunto abordado na reunião diz respeito aos problemas com a mudança no sistema da folha de pagamento do Poder Executivo. Com a implantação do novo sistema, alguns servidores não receberam seus salários na íntegra e a SECAD teve que gerar folhas suplementares.
Sobre o caso, o secretário da Administração afirmou que retornarão ao contracheque dos servidores, informações como: margem consignável, carga horária, nível de progressão e parcelamento de empréstimos consignados. A previsão do Governo é que os problemas sejam solucionados até o fechamento da próxima folha. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)




