A Secretaria de Estado do Turismo promoveu nesta quarta-feira (19), em seu auditório, uma discussão entre servidores e colaboradores sobre o modelo desejado de excelência na gestão pública. A ação faz parte do cronograma de trabalho da Setur, que aderiu ao Gespública, um programa nacional do Ministério do Planejamento que visa aumentar a eficiência, eficácia e a efetividade das atividades executadas, com a finalidade de qualificar os serviços públicos prestados.
Para a coordenadora de Capacitação do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA), Leidismar Fernandes Nalasco, o êxito nas ações requer mudança de mentalidade, trabalho em equipe, disposição e, acima de tudo, desenvolvimento de líderes em cada setor que saibam gerir responsabilidades de forma dinâmica e com tranquilidade.
“Nossa missão é contribuir para a melhoria na qualidade do serviço público prestado ao cidadão. Isso, sem dúvida, vai refletir no aumento da competitividade no país”, explica Leidismar Fernandes Nalasco.
Segundo o secretário adjunto da Setur, Carlos Martins, a adesão ao programa mostra o compromisso do órgão em proporcionar um ambiente de trabalho agradável, além de levar os servidores à busca da excelência contínua no trabalho ofertado.
“O programa é fundamental para o turismo, uma vez que estamos a todo instante buscando o melhor no sentido de proporcionar o desenvolvimento sustentável do turismo no estado”, conclui.
Entre as abordagens, temas como: Esclarecimentos gerais sobre o decreto, missão e visão de futuro do Programa Gespública; Pilares que fundamentam o modelo excelência em Gestão Pública – Princípios constitucionais e os fundamentos da arte de gestão; Tecnologias gerenciais disponibilizadas; Atribuições e competências do Comitê de Qualidade e Apresentação dos portais Nacional e do Maranhão.
Gespública
Foi criado em 2005, numa fusão entre os programas de Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização. O Modelo de Excelência em Gestão Pública tem como base os princípios constitucionais da administração pública e como pilares, os fundamentos da excelência gerencial.




