Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sespa retoma gestão do Hospital Geral de Tailândia

Noticias Relacionadas

A gestão do Hospital Geral de Tailândia voltou, desde 14 de novembro, para a responsabilidade do Estado, a pedido da prefeitura local, que tinha a cessão de uso da instituição desde maio de 2011. Além do termo de cessão de uso, assinado pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Helio Franco, a Sespa havia firmado convênio com o município, assegurando o repasse mensal no valor de R$ 1.040 milhão para a manutenção e gerenciamento do hospital e R$ 260 mil relacionados à qualidade do atendimento.

Ambos os documentos foram assinados pelo então prefeito de Tailândia, Gilberto Sufredini, que em agosto deste ano teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) juntamente com o vice-prefeito Edson Azevedo. Com essa decisão, assumiu a Prefeitura de Tailândia o segundo colocado na eleição de 2008, Valdinei Afonso Palhares.

No entanto, ao assumir o cargo, Valdinei expressou vontade de devolver a gestão do hospital ao governo do Estado, alegando atraso nos repasses dos recursos financeiros do convênio por parte da Sespa, o que foi imediatamente aceito, considerando que havia falhas na prestação de contas do município.

Para oficializar as intenções dos governos estadual e municipal, no dia 23 de novembro foi firmado um termo de ajuste de conduta entre a Sespa e a Prefeitura de Tailândia, perante a 1ª Promotoria de Justiça, tendo à frente a promotora Maria Cláudia Vitorino Gadelha.

A troca de gestão não afetou a prestação de serviços à população, mas a Sespa está trabalhando para mantê-lo em funcionamento e retomar o diálogo com a prefeitura assim que o novo gestor tomar posse, dia 1º de janeiro de 2013. Enquanto isso, o hospital está sendo conduzido pelas enfermeiras Carmen Silvia Nunes Tavares e Maria Elza Furtado Assunção, da Sespa, e por técnicos do 6º Centro Regional.

O Hospital Geral de Tailândia foi requalificado e aberto novamente à população dia 9 de maio de 2011. Desde então, os 80 mil habitantes de Tailândia e cidades vizinhas contam com os serviços médico-hospitalares de média complexidade, sem precisar se deslocar a Belém. Dispondo de 40 leitos, o hospital oferece serviços ambulatoriais e de internação em clínicas médica e cirúrgica, traumatologia, pediatria e obstetrícia, além do serviço de urgência e emergência. (Roberta Vilanova)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias