A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dá início nesta quinta-feira, 29, às 9h, à campanha relativa ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A abertura oficial da campanha será realizada na Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), em Belém. O secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, e a coordenadora estadual de DST/Aids, Deborah Crespo, apresentarão um panorama sobre a doença no Pará.
A iniciativa da Sespa faz parte da mobilização, cujo tema é “Faça o Teste da Aids. Não Fique na Dúvida. Fique Sabendo”, recomendada pelo Ministério da Saúde no sentido de incentivar a população para a testagem de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis. A ocasião também será marcada pela entrega de materiais e equipamentos ao Serviço Ambulatorial Especializado em DST/Aids e Hepatites de Paragominas, representado pelo secretário de saúde do município, João Lucídio Paes.
A programação na Uremia prossegue nesta sexta-feira, 30. No sábado, 1º, equipes da Coordenação Estadual de DST/Aids e das duas unidades da Sespa estarão concentradas para a mobilização, que acontecerá entre as 8 e 12 horas, na praça da República, para o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Haverá distribuição de folders educativos, preservativos masculinos e femininos, orientações e realização de testes rápidos e os encaminhados que forem necessários.
A coordenadora estadual de DST/Aids, Deborah Crespo, explica que a Sespa tem prosseguido nas ações no combate ao vírus HIV de diversas formas. Uma delas tem sido a ampliação da rede de serviços com sensibilização dos gestores municipais e capacitações de profissionais de saúde, possibilitando o crescimento do número de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) e dos Serviços de Assistência Especializados (SAE).
Outra providência tomada pelo Estado foi a de aumentar a distribuição de preservativos e testes rápidos para municípios a partir de 30 mil habitantes, ao invés do que era feito antes, quando somente cidades mais de 50 mil cidadãos recebiam os insumos. A medida significou um aumento de 64,52%, totalizando 51 municípios beneficiados diretamente com essa ampliação. “Também capacitamos, até agora, profissionais de saúde de 57 municípios para realização do teste rápido para sífilis e HIV na atenção primária, dentro da Rede Cegonha, compreendendo 52,77% dos municípios que já aderiram ao Programa”, explica Deborah Crespo.
Ela também cita outros avanços, como a ampliação do Programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” (SPE), promovendo a capacitação de profissionais em 19 municípios, aumentando em um ano a rede capacitada de nove para 19 municípios; a implantação do serviço ambulatorial de tratamento à Lipodistrofia para portadores de Aids, através da Uredipe, e a adoção do projeto Echo, voltado para a capacitação de profissionais de saúde pública do interior do Estado, como facilitador para ampliação da rede de assistência especializada em DST/Aids.




