A Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) realiza no município de Açailândia, a partir desta segunda-feira (15) até quarta-feira (17), a oficina “Identidade Étnico-Racial na Saúde”. A atividade, voltada para profissionais que atuam no sistema de saúde da região, integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A oficina terá como facilitadora a gestora de Ações Afirmativas da Seir, Jacinta Maria Santos, que falará sobre a Política de Igualdade Racial destacando as normativas legais, os princípios que fundamentam a política e as ações da Seir, fazendo a relação com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o Estatuto da Igualdade Racial.
“Esta oficina tem como objetivo sensibilizar os profissionais da saúde para as relações étnico-raciais nas práticas de atendimento à saúde e para o combate ao racismo e toda forma de discriminação racial”, disse a gestora.
Na oportunidade, os participantes serão estimulados a refletirem sobre quais segmentos étnico-raciais existem nos municípios e nas comunidades da região, como e onde vivem e o que pode ser feito para garantir os direitos desses grupos étnico-raciais considerando que alguns então mais propensos a determinadas doenças.
“Sabemos que há determinados grupos que estão mais vulneráveis e é preciso que os profissionais de saúde tenham a formação qualificada para perceber essas especificidades. Doenças como hipertensão arterial, diabetes e anemia falciforme são mais prevalentes na população negra, e isto precisa ser observado com mais atenção no atendimento à saúde”, explicou Jacinta Maria.
Esta é a segunda atividade com o tema identidade étnico-racial na saúde, realizada pela Seir em parceria com a SES, voltada para os profissionais de saúde com a temática da equidade em saúde. A primeira oficina foi realizada em meados de setembro no município de Coroatá (MA) e reuniu 22 profissionais da saúde dos municípios de Coroatá, Alto Alegre, Codó, São Mateus e Timbira.




