A partir de amanhã começa a valer o novo horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais. O decreto nº 4.658, publicado na última quarta-feira, estipula a mudança na jornada de trabalho dos servidores do Estado para seis horas ininterruptas. Com a mudança, o expediente das secretarias estaduais e demais institutos e agências do Estado se inicia às 12h30 e se encerra às 18h30.
Segundo a Secretaria da Administração do Estado, a medida visa reduzir os gastos com combustíveis e contas de energia elétrica, telefone e água. A estimativa do governo é economizar R$ 4 milhões até o final do horário de verão. A economia dos órgãos sediados na Capital é estimada em R$ 2,3 milhões. A jornada deve se prolongar até o término da vigência do horário de verão, dia 17 de fevereiro de 2013.
Os serviços com funcionamento em regime de plantão se mantêm, como em delegacias, barreiras da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e hospitais. Os horários das atividades de docência da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e das escolas estaduais permanecem inalteradas.
O atendimento ao público no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) e no Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) ficam mantidos das 7 às 19 horas, já que os servidores que prestam este serviço, segundo a Secad, já trabalham em jornada de seis horas diárias. Os servidores administrativos destes dois órgãos também passarão a cumprir a nova carga horária.
Serviço
O que: nova carga horária de 6 horas diárias; Quando: a partir de amanhã; Quem: órgãos públicos estaduais. (Jornal do Tocantins)




