Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, cumprem nesta terça-feira (18) mandados judiciais contra suspeitos de integrar um suposto esquema criminoso no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran).
A ação foi chamada de operação Scammers e conta com apoio da Polícia Civil. São 13 ordens de busca e apreensão sendo cumpridas contra investigados em Palmas e Colinas do Tocantins.
A ação ocorre na sede do Detran em Palmas e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Colinas, entre outros endereços.
Segundo o MPE, essa nova investigação é um desdobramento da operação Donatio, realizada em janeiro de 2021 em outras seis cidades do Tocantins. Na época, a investigação era contra um grupo suspeito de fraudar certificados para condutores de transporte de passageiros e de produtos perigosos.
Nesta nova fase estão sendo investigados indícios de que um grupo estava agindo de forma ilegal para agilizar outros tipos de processos dentro do departamento de trânsito. Entre os alvos estão servidores do Detran e autoescolas.