Os servidores da Prefeitura de Marabá entram em greve no próximo dia 1º. A decisão foi tomada quinta-feira (19), durante plenária que ocorreu em frente à sede da prefeitura, na Praça Osório Pinheiro.
O objetivo do protesto era forçar uma audiência com o prefeito Maurino Magalhães para debater diversas reivindicações da categoria, mas o gestor não recebeu os trabalhadores.
O carro-chefe das reclamações é o atraso no pagamento do vale-alimentação (de R$ 155), que já entrou no terceiro mês. Mas existem outras reivindicações. Entre elas, estão o vale-transporte (também em atraso), reajuste salarial, reajuste do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e construção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores e reclamação pela ausência do prefeito na mesa de negociação, o que inviabilizaria as deliberações.
Além disso, a prefeitura é acusada de não pagar três parcelas (de R$22 cada) referentes ao vale-alimentação de 2011. O protesto foi encabeçado pelos três sindicatos que representam os servidores da prefeitura: o Sintepp (da Educação), o Sintesp (da Saúde) e o Servimmar (que representa os trabalhadores das outras secretarias).
Durante esses dias que precedem a paralisação, o comando de greve promete uma série de visitas a órgãos municipais para conscientizar os servidores sobre o movimento. (Diário do Pará)




