A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) disponibilizou um local para gestores obterem informações, disponibilizadas eletronicamente em cinco telões controlados por um servidor multimídia. Trata-se da Sala de Situação, instalada no 6º andar do prédio Clodomir Millett, no Centro Administrativo do Estado, no bairro do Calhau, em São Luís.
Na sala, os gestores têm acesso, de forma dinâmica, a informações geradas por intermédio de consultas a sistemas como o Siafem, Siagem, Sispca, Folha de Pagamentos, entre outros.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, na Sala de Situação são fornecidas informações e relatórios gerenciais importantes para a tomada de decisões e maximização dos resultados das ações e dos programas governamentais.
“Esse é um grande passo, sem dúvida. E, não vamos parar aí. Vamos aprimorar cada vez mais e incorporar novas bases de informações”, enfatizou Gondim ao avaliar que a base de dados hoje já disponibilizada representa um grande salto na qualidade das informações.
De acordo com Marcos Fernando Jacinto, gestor da área de Projetos e Sistemas Institucionais da Seplan, as informações são geradas por um sistema de Business Inteligence (BI), que busca os dados e disponibiliza as informações gerenciais.
As secretarias do Estado podem ter acesso ao BI, bastando adicionar as licenças para os seus usuários. Além das informações disponibilizadas on-line, atualmente estão sendo gerados relatórios gerenciais impressos semanalmente, por intermédio deste mesmo sistema.
Entre os relatórios, estão o de execução orçamentária por poder e por órgão, de despesas de pessoal e manutenção, relatórios com projeção de valores empenhados para o ano fiscal, baseados nos valores de lei mais crédito, relatórios de fluxo de caixa, cotas liberadas, gráficos de receita, despesas, lei mais crédito por agregado etc.
Marcos Fernando destaca ainda que a Sala de Situação e o Sistema BI fazem parte de uma série de ações e projetos que estão sendo implementados pela Secretaria de Planejamento que visam essencialmente a sua modernização e a prestação de serviços de qualidade ao servidor e ao cidadão.
Entre esses projetos está o de Mapeamento de Processos, que permitiu a modelagem de 10 processos que serão Virtualizados: “Pagamentos Acima de Oito Mil”, “Pregão Presencial”, “Alteração Orçamentária”, “Progressão e Promoção”, “Aposentadoria por Invalidez”, “Aposentadoria por Idade e Tempo de Serviço”, “Aluguel de Imóveis”, “Prorrogação de Contratos de Locação”, “Diárias e Passagens”, “Adesão a Ata de Registro de Preços”. Os processos, já contratados, vão ter, no âmbito da Seplan, todos os seus procedimentos de forma eletrônica e informatizada.
Após a virtualização, será implementado o projeto “Digitalização de Arquivos”, que vai permitir a digitalização de cerca de 25 milhões de documentos do Arquivo Central e da Previdência disponibilizando facilidade e acesso a informações. “A respectiva contratação está sendo empenhada, em breve”, acrescentou Marcos Fernando.
Está sendo contratado, também, no âmbito da Seplan projeto para agilizar a concessão de benefícios previdenciários com a atualização de banco de dados com as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, seja servidor ativo, servidor inativo, pensionista ou dependente); informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras), informações financeiras (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos), emissão de Certidão de Tempo de Contribuição e a verificação dos registros de dados essenciais. O processo de licitação já foi encaminhado para a Comissão Central de Licitações.
Escritório
Outro plano em andamento é o Escritório de Projetos, que visa condução de ações governamentais de forma alinhada ao seu planejamento estratégico, além de construir conhecimentos e habilidades para melhorar a capacidade, a qualidade e os seus resultados práticos.




