Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sepaq oferece capacitação para piscicultores em Goianésia do Pará

Noticias Relacionadas

Trinta e dois piscicultores e produtores rurais que trabalham com viveiros escavados em Goianésia do Pará, sudeste do estado, foram beneficiados com um Curso de Capacitação ofertado pela Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. As aulas foram ministradas pelos engenheiros de pesca Jailton Serejo e Amanda Cordovil.

Os participantes tiveram aulas teóricas sobre avaliação de áreas, sistemas de produção, principais espécies destinadas ao cultivo comercial, construção de viveiros escavados, preparo do viveiro, transporte de formas jovens, povoamento, monitoramento da qualidade da água, manejo alimentar e despesca.

O curso, realizado no período de 01 a 05 de outubro, foi uma solicitação da Cooperativa Tambaqui, que funciona há 12 anos no município, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Goianésia e do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goianésia do Pará e Jacundá (Sintraf).

Os engenheiros da Sepaq aproveitaram para visitar cinco áreas de piscicultura da região, onde foram realizadas atividades como análise da qualidade da água, biometrias, pesagem, despesca e cálculos de densidade e de ração. De acordo com a Sepaq, a piscicultura no município de Goianésia do Pará apresenta um grande potencial, o que tem sido confirmado pelo crescente aumento da procura por capacitação no município. Essa mudança de perfil torna a produção organizada e garante a expansão da atividade.

“A transferência da tecnologia de cultivo em viveiros escavados e tanque-redes tem sido uma das principais ações desenvolvidas pela secretaria. A Sepaq pretende levar esta mesma programação para os municípios de Baião, Breves, Bragança e Capitão Poço, nos meses de outubro e novembro”,  afirma o diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do órgão, Flávio Augusto.

O presidente da Cooperativa Tambaqui, Natalino Ribeiro, elogiou a ação da secretaria em Goianésia do Pará. “O curso de capacitação foi muito importante para melhorar o desempenho dos produtores da cooperativa que pretendem investir na piscicultura e também para aqueles que já têm seus viveiros e cultivam peixes como o tambaqui”, ressaltou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias