O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, realizou nesse domingo 20 deste mês, em Palmas, mais uma edição dos programas preventivos de saúde do SENAR, o Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural através de exames: papanicolau, que identifica o câncer no colo do útero e exames preventivos contra o câncer de próstata PSA. Os atendimentos foram realizados no Assentamento Mariana em Taquaralto, no total foram atendidos 100 pessoas, entre homens e mulheres.
O evento aconteceu em parceria entre o SENAR, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e o Vereador Vandinho da Cerâmica, que foi quem disponibilizou a sua chácara para a realização do evento. Além dos atendimentos também foi realizado uma palestra sobre Saúde e Prevenção, ministrada pela Enfermeira, Andreia Maria Santos Oliveira, que alertou todo o público presente sobre os principais cuidados com a saúde, e a importância do diagnóstico precoce para se ter sucesso em qualquer tratamento.
De acordo com a Superintendente do SENAR, Rayley Luzza, a maior contribuição do programa para homens e mulheres é difundir a importância do exame preventivo do câncer uterino, e o de sangue o PSA, a quebra de tabu e de preconceitos é o nosso maior desafio, “queremos sim conscientizar a todos sobre a importância de se prevenir para ter uma melhor qualidade de vida. ” Ressaltou Rayley.
Para a senhora Maria de Jesus Silva de Sousa, este atendimento veio em boa hora, “ estava precisando muito fazer este exame, agradeço de coração a todos vocês por me conceder esta oportunidade, senão não sei nem quando ia poder fazer o exame. ” Declarou Maria
O trabalhador Raimundo Oliveira, que nunca teve a oportunidade de fazer o exame, disse que estava muito satisfeito em poder saber como anda seu estado de saúde, “agradeço a Deus e a todos vocês por este momento tão importante em minha vida. ” Relatou emocionado o senhor Raimundo.




