Na posição de um dos maiores parceiros do governo federal na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Senac no Pará vai ofertar um total de 4.781 vagas para os atendidos pelo programa em 2012. As chamadas para o Pronatec são específicas para cada segmento: estudantes da rede estadual de ensino, trabalhadores (empregados e desempregados) e beneficiários e dependentes dos programas federais de transferência de renda, como o Bolsa-Família. Estão abertas até amanhã (16/05) as pré-inscrições para os alunos da rede pública (ensino médio), que devem ser realizadas na escola onde o aluno está matriculado. O Senac está ofertando 1.709 vagas nesta chamada, distribuídas entre Belém, Castanhal, Parauapebas e Santarém.
Dentre os cursos ofertados, estão Montagem e Manutenção de Computadores, Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas, Manicure e Pedicure, Recepcionista, Camareira em Meios de Hospedagem, além de outros. “O Pronatec amplia as oportunidades de acesso à educação profissional de qualidade em todo o país, pois o programa tem o mérito de contar na execução somente com instituições de reconhecida experiência em educação profissional, como os Institutos Federais de educação e os Serviços Nacionais de Aprendizagem, dentre eles, o Senac”, comenta Cláudia Vasconcellos, gerente da unidade CEP-Castanhal.
No mês de junho serão feitas pré-inscrições para outros cursos por meio do Pronatec, desta vez para beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal, em Belém. As prefeituras municipais são as gestoras do Pronatec para este segmento. Em Belém, as inscrições serão feitas pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Serão 156 vagas, para os cursos Camareira em Meios de Hospedagem, Garçom Básico, Vendedor e Operador de Computador. Para os beneficiários dos programas de transferência de renda, o Senac está ofertando 2.093 vagas em 2012, com vários cursos já em andamento. Além da capital, os municípios de Castanhal, Capanema, Abaetetuba, Ananindeua, Marituba, Santarém, Parauapebas e Marabá recebem os cursos do Senac via Pronatec.




