Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SEMU realiza nova capacitação de parceiros no atendimento à mulher

Noticias Relacionadas

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) realizou reunião, na tarde desta segunda-feira, 15, com parceiros do Projeto “Reaparelhamento da Rede de Atendimento a Mulher Vítima de Violência”. O encontro objetivou a validação dos instrumentais/formulários utilizados no atendimento e acompanhamento na perspectiva de inseri-los dentro do SSSuite.

A secretária em exercício da SEMU, Crisális Fonseca, explicou que com essa ferramenta será possível atender às mulheres em situação de violência de forma qualificada, integral e humanizada. “É uma forma de otimização do atendimento á mulher”, afirmou Crisális Fonseca.

O projeto está sob a coordenação do Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos (DEPEC), com representantes de instituições da rede de atendimento à mulher em situação de violência na grande São Luís. A iniciativa faz parte do convênio firmado entre a Semu e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) permitindo a reestruturação de instituições parceiras, por meio da distribuição de kits de equipamentos (etapa já realizada) e da capacitação profissional, visando um melhor atendimento às mulheres em situação de violência nos serviços especializados.

Para Helciane Cardoso Gomes, da Unidade Mista Coroadinho, esse tipo de capacitação fortalece ainda mais a Rede. “A proposta de melhorar o atendimento a mulher vítima de violência é boa”, disse.

Segundo a coordenadora técnica do Projeto, Maria das Graças, a parceria para o reaparelhamento da rede de atendimento à mulher, associado ao sistema, é um projeto piloto a ser executado na Região Metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e delegacias não especializadas que trabalham em regime de plantão.

A Rede

O projeto de Reaparelhamento da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência prevê o aparelhamento das instituições, para que tenham acesso ao processo de informatização do atendimento oferecido às mulheres em situação de violência. Os recursos envolvidos foram captados junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), com contrapartida da SEMU.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias