Senadores devem decidir nesta terça-feira, 14, quem ocupará o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na vaga aberta com a saída de Raimundo Carreiro, que foi escolhido para a Embaixada do Brasil em Lisboa.
A senadora tocantinense Kátia Abreu (PP), está na disputa contra o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) e o senador Antônio Anastasia (PSD-MG) que também querem a vaga.
Kátia Abreu entrou na disputa como uma concorrente de peso. A senadora passou a ser vista como a única capaz de arregimentar votos tanto da base quanto da oposição.
Nos últimos dias, aliados da senadora também passaram a considerar o chamado voto útil. A avaliação do grupo é a de que, caso os apoiadores de Anastasia percebam que ele não tem apoio suficiente do plenário, esses votos podem acabar migrando para Kátia.
Pelo Twitter, Kátia Abreu declarou: “Com muita convicção e honra, sou candidata à vaga de ministra do TCU pelo Senado Federal. Estou confiante na vitória e segura dos apoios firmes que tenho recebido dos meus colegas. Boatos de última hora não mudarão nosso foco. A mentira é a arma dos fracos”. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)