Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sema promoverá em julho ações de educação ambiental nas praias

Noticias Relacionadas

O Projeto Verão Legal com Educação Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vai desenvolver ações educativas no mês de julho, nos balneários paraenses que recebem maior fluxo de veranistas. O objetivo é preparar a sociedade local, donos de barracas e prestadores de serviços para receber toda a população que se dirige a esses municípios durante as férias escolares.

A Sema pretende minimizar os impactos negativos da atividade turística e potencializar os aspectos positivos. Segundo técnicos da Secretaria, a educação ambiental será desenvolvida com a aplicação de boas práticas de educação e ações ambientais, com atividades socioculturais e educativas voltadas ao controle e uso equilibrado dos recursos naturais dos balneários.

Para fortalecer a interrelação entre o poder público estadual e o municipal, articulado com a comunidade local, estão programados contatos com as secretarias municipais de Meio Ambiente de Marapanim e Salinópolis, para facilitar a sensibilização dos donos de bares, restaurantes, barracas, pousadas, vendedores ambulantes e demais comerciantes, e assim conseguir o apoio necessário às ações de educação ambiental – oficinas abertas de materiais reaproveitados, troca de lixo das praias por brindes, performances teatrais, pontos de abordagens educativas a banhistas e orientações sobre como prevenir a poluição nas praias.

A promoção de ações socioculturais realizadas pelo Governo do Estado e as prefeituras valoriza a cultura regional e o desenvolvimento local sustentável. As comunidades e os turistas serão beneficiados com as ações de educação ambiental, com a realização de gincanas com os veranistas para o recolhimento e separação do lixo, oficinas de reciclagem, de pintura, colagem e desenho em papel, pintura de rosto, blitz educativa e eco-shows.

O coordenador de Capacitação e Educação Ambiental da Sema, Marcelo Guerra, informou que serão confeccionados materiais informativos e educativos, para serem distribuídos nas blitzes em pontos estratégicos, sem atrapalhar o trânsito, e instaladas tendas nas praias, como ponto de apoio às ações de educação ambiental. As atividades nos municípios ocorrerão em Marapanim, de 18 a 24, e em Salinópolis, de 26 a 29 de julho.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias