Um grupo de famílias sem teto ocuparam a BR-153 no trecho que corta o município de São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, nesta terça-feira (17). O protesto foi contra uma ordem de despejo da Justiça, que determinou a saída das famílias de um terreno da prefeitura, invadido há cerca de cinco meses.
A interdição da rodovia ocorreu em frente a Câmara de Vereadores da cidade. Os manifestantes queimaram pneus para interditar a BR, que liga o Pará ao estado do Tocantins. “[Foram] 48 horas para tirar nossos pertences, porque senão sair, eles vão quebrar tudo”, afirmou a sem teto Emília Araújo.
Uma equipe da Polícia Militar (PM) negociou com as famílias e conseguiu que a estrada fosse liberada meia hora depois do início do protesto. “Houve a mediação de conflito entre os manifestantes e nós conseguimos que eles se retirassem pacificamente”, disse o sargento Hélio Silva.
A área que os manifestantes reivindicam já está totalmente demarcada com pedaços de madeira, que mostram que o terreno foi dividido entre as famílias.
No projeto da prefeitura, a área deve ser usada para a construção de uma unidade de saúde e uma creche. “Nós temos um bairro, chamado bairro São Luis, que está na área, um dos maiores bairros de São Domingos, e não tem um posto de saúde que preste nem uma creche. E lá tem muita criança, nesse setor. Então nós precisamos dessa área para construir o posto de saúde e a creche”, disse o prefeito Pedro Medeiros.
A presidente da Câmara de Vereadores disse que vai convocar uma audiência com o prefeito para rever o pedido e transferir a execução do projeto para outra área. “Temos outras maneiras de resolver esse problema. Lá é patrimônio público, podemos também dar os títulos para as pessoas e comprar uma outra área para construir a creche”, disse a vereadora Eslane Soares.
A PM disse que vai fazer rondas no local para evitar uma nova interdição da rodovia.




