A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lança nesta segunda-feira, 19, às 8h30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. O objetivo é envolver a população contra esse tipo de ocorrência, promovendo uma cultura de paz.
A programação terá uma série de atividades, até 10 de dezembro. A campanha visa estimular ações nos 144 municípios paraenses, para favorecer o debate e o engajamento na luta pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa foi criada em 1991, por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres, o Center for Womens’s Global Leadership.
A campanha ocorre atualmente em 159 países, no período de 25 de novembro – Dia Internacional pela Não Violência contra as Mulheres – a 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos –, contemplando ainda outras datas importantes neste período, que são: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, e 6 de dezembro, dia da Campanha Mundial do Laço Branco/ Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
No Brasil a campanha é desenvolvida no período de 20 deste mês, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, até 10 de dezembro. A Sejudh promove o evento em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Belém.




