Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 24, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sefa implanta sistema de auto atendimento em Belém e no interior

Noticias Relacionadas

Nove totens de auto atendimento, para facilitar o acesso aos serviços tributários, serão instalados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) em órgãos públicos, em Belém e cidades do interior. Um dos equipamentos atenderá a portadores de necessidades especiais, com teclado em braile e altura compatível para uso por cadeirante. Os totens permitirão o acesso ao site da Secretaria, ao Portal de Serviços e ao Portal Nota Fiscal Cidadã, além dos serviços virtuais de órgão parceiros, como a Junta Comercial (Jucepa) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O objetivo do sistema é oferecer soluções tecnológicas a usuários dos serviços da Sefa, em condições favoráveis de acesso.

Neste  primeiro momento, serão instalados três equipamentos na Central de Serviços da Sefa, na Avenida Gentil Bittencourt, em Belém – um deles adaptado para portadores de necessidades especiais; um na Coordenação Fazendária em Marabá (sudeste do Estado); um na Coordenação Fazendária em Marituba (na Região Metropolitana de Belém); um na unidade de Santarém (no oeste do Pará); um na unidade da Central de Conciliação da Dívida Ativa (CCDA), na Avenida Conselheiro Furtado; um no órgão central do Detran, na Rodovia Augusto Montenegro, e um na sede da Jucepa, na Avenida Magalhães Barata – os três últimos em Belém.

“A implantação dos terminais de auto atendimento visa oferecer maior comodidade e satisfação aos usuários, facilitando o cumprimento de obrigações tributárias, e também  reduzindo o número de atendimentos presenciais nas unidades fazendárias”, informou o secretário de Estado da Fazenda, José Tostes Neto. Segundo ele, mais 11 totens de auto atendimento serão disponibilizados em outras unidades.

“Estas parcerias darão maior facilidade ao cidadão que precisar dos serviços das duas instituições, e poderá resolver sua pendência mais rapidamente, sem deslocamentos”, explicou Tânia Braga, coordenadora do Atendimento da Secretaria da Fazenda. A ideia, segundo ela, é ampliar as parcerias, atuando com instituições como a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Banco do Estado do Pará (Banpará) e Receita Federal.

No ano passado, a Sefa começou a desenvolver o Projeto de Ampliação do Atendimento, que visa melhorar o atendimento presencial, remoto e virtual. Foi descentralizado o plantão fiscal pelas unidades fazendárias e criado o plantão fiscal virtual, que é a orientação feita por e-mail. Agora, a Secretaria trabalha para implantar o atendimento presencial previamente marcado, na Região Metropolitana de Belém. Com essas mudanças, a Sefa quer oferecer orientação tributária aos usuários com maior eficácia, agilidade e segurança nas informações.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias