Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, dezembro 11, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seduc realiza encontro estadual da Frequência Escolar do Bolsa Família

Noticias Relacionadas

Assegurar às crianças e adolescentes beneficiados com o Bolsa Família acesso à educação e proporcionar a permanência deles na escola são alguns dos principais objetivos do VIII Encontro Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (PBF). O evento foi iniciado nesta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria de Estado de Cidades de Desenvolvimento Urbano (Secid-Monte Castelo), em São Luís.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino (Sae), em parceria com a Secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), de Cidades (Sedic) e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Participam do encontro, operadores municipais máster, responsáveis pela inserção no sistema dos dados dos beneficiários do PBF, nos 217 municípios maranhenses, além de representantes da Seduc, Sedes, Sedic e Cemar.

De acordo com a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Seduc, o encontro representa uma força tarefa no processo de busca ativa por todos os beneficiários dos programas de transferência e complementação de renda em processo de bloqueio ou suspensão de benefício.

O VIII Encontro Estadual da Frequência Escolar do PBF, que será encerrado nesta sexta-feira (25), visa ainda ampliar o acesso dos cidadãos aos seus direitos sociais básicos, em especial os relativos à saúde e à educação; construir a consciência nas famílias de que a escolarização constitui forte componente na tentativa de superação da pobreza extrema; bem como contribuir no combate à evasão escolar.

O encontro também objetiva mobilizar a rede de monitoramento do PBF para realização de busca ativa em sistemas de cadastros nacionais de base dos programas (BF / MDS / Sicom / Cadúnico); e Projeto Presença, do Censo Escolar (MEC), para inserção dos beneficiários no Programa Viva Luz e localização dos beneficiários que perderam o benefício na 1º Etapa da Seleção pelo NIS para reintegração no programa.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias