A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) esta realizando nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Palmas, um encontro com técnicos formadores das duas Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Bico, com sede em Araguatin se Tocantinópolis, bem como das outras 11 espalhadas pelo estado, para trabalhar os Estudos e planejamento das formações presencial, Educação a Distância (EaD) e Em serviço.
Durante a formação, professores das redes estadual e municipais abordarão suas expectativas e experiências ligadas ao Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O curso aborda os seguintes temas: Leitura e escrita na educação infantil; Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender e Ser criança na educação infantil: infância e Linguagem.
O encontro trata-se de uma formação de estudos específicos para os formadores regionais que atuarão, a partir de março, como multiplicadores desse projeto voltado para os coordenadores pedagógicos, professores de 1º ao 3º ano da educação infantil, articuladores e mediadores do Novo Mais Educação.
O coordenador geral do projeto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Kelber Abrão, destacou a satisfação em poder compartilhar experiências formativas. “Este trabalho em equipe em prol de questões tão ricas como alfabetização, letramento, sem dúvidas é um sonho para o nosso Estado. No decorrer do encontro, os formadores são divididos em três grupos que estudam o material disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e preparam para as atividades que serão realizadas nas escolas”, explicou.
Simone Paccini, coordenadora do Programa Instituto Airton Senna (IAS), destacou a importância destes encontros para troca de experiências, aprendizado e união dos profissionais em prol da alfabetização. “Por este motivo, a participação de professores e gestores na formação contribui na garantia do direito à alfabetização plena de todos os estudantes”, disse. A coordenadora do programa evidenciou a felicidade em saber que o Governo do Estado se preocupa e apoia ações voltadas para a alfabetização dos alunos da Educação Básica.
Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
O ciclo de alfabetização deve ser marcado por uma ação pedagógica intencional e progressiva que prepara uma estrutura sólida para novos aprendizados ao longo da vida, objetivando que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.




