A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Vale, deu início na quarta-feira (20), no Brisamar Hotel, do 12º Encontro de Gestores do Programa de Gestão Escolar (PGE). A jornada, que encerra nesta sexta-feira (22), tem como objetivo a implantação de um modelo de planejamento educacional diferenciado, que tem como público alvo as escolas de ensino médio da rede estadual.
O evento, que teve como facilitadora a consultora Raquel Dada, ministrando a palestra Educação e Inovação, contou com a presença de Sônia Maciel, gestora da Unidade Regional de Educação (URE) São Luís; André Bogéa, coordenador pedagógico da URE, além de gestores e professores das escolas participantes do programa.
Segundo Raquel Dada, a relevância das jornadas está em “tornar mais fácil a implementação de modelos e opções que aliem a teoria à prática na gestão escolar, dando enfoque à sistematização do processo educacional, buscando o alcance de metas de aprendizagem e alinhamento de resultados”.
O coordenador Pedagógico da URE, André Bogéa, destacou, ainda, que os resultados do programa já podem ser observados, com a implantação nas escolas de uma agenda de campo contendo análise de metas, gráficos de desempenho de aprovação e portfólio individual de alunos e professores.
Nesta sexta-feira (22), ao final do encontro, os participantes farão uma visita a C.E. Dayse Galvão, onde poderão conferir os resultados obtidos e alinhar as diretrizes de melhorias a ser implementadas.
Programa de Gestão Escolar
O Programa de Gestão Escolar é voltado para a formação de supervisores e gestores escolares, responsáveis pelo planejamento e coordenação dos processos de trabalho nas escolas. Com isso, cada unidade fica capacitada para planejar de forma estratégica suas atividades visando à melhoria dos níveis de aprendizado dos alunos.
A capacitação é ministrada por técnicos da Consultoria Projecta, parceira da Vale na execução do programa. Em contrapartida, a Seduc coloca à disposição as escolas e seus gestores, além de realizar o acompanhamento e avaliação dos participantes.
O convênio do Programa de Gestão Escolar tem duração de 18 meses e atenderá 16 escolas da rede, sendo oito da URE São Luís, quatro da URE Santa Inês e quatro da URE Açailândia. Estes são distribuídos em quatro grupos de trabalho, composto por até 20 participantes, entre diretores, supervisores, professores e representantes da comunidade escolar. Os grupos se reúnem mensalmente com os consultores para apresentar os resultados obtidos e participar das atividades teóricas e práticas, e contam com suporte técnico à distância, por meio de uma plataforma online.




