Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seduc faz pré-matricula para escolas da rede de ensino tecnológico

Noticias Relacionadas

Mais de duas mil pessoas já se inscreveram para ingresso nas escolas da rede de ensino tecnológico e educação profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A pré-matrícula começou na ultima sexta-feira (18) e prossegue o dia 10 de fevereiro, gratuitamente, no site www.seduc.pa.gov.br.  Este ano, serão ofertadas mais de quatro mil vagas, em 27 cursos de educação profissional técnica de nível médio.

Os cursos ofertados são nas modalidades integrada, com duração de quatro anos; integrada em tempo integral, com três anos; e Educação de Jovens e Adultos (Proeja), método integral voltado para a formação de pessoas acima de 18 anos. “Os cursos englobam uma diversidade de eixos, nas áreas da saúde, indústria, serviço, informação e agronegócios, todos voltados para a formação de nível técnico”, destaca a coordenadora de Educação Profissional da Seduc, Márcia Ribeiro.

Formam a rede de educação tecnológica do Estado 18 escolas em nove municípios –Belém, Marituba, Tailândia, Monte Alegre, Itaituba, Paragominas, Cametá, Santa Izabel do Pará e Salvaterra – com cerca de nove mil alunos matriculados. Segundo Márcia Ribeiro, esta é a primeira vez que a Seduc faz pré-matrícula para uma classificação mediante informações do candidato. “Antes, a classificação era feita com um processo seletivo. Levamos em consideração o próprio resultado final no que diz respeito ao preenchimento total das vagas. Percebemos, nas últimas seleções, que o número de inscritos era significativo, porém no dia da prova, havia grande volume de faltosos”, explica.

A nova seleção será feita a partir das informações prestadas pelo candidato no ato da pré-matrícula, levando em consideração os critérios propostos no edital, o desempenho no processo de classificação e o número de vagas ofertadas. “Os candidatos terão de comprovar os itens obrigatórios, ou a matrícula não será efetivada, acarretando a perda automática da vaga”, assevera a coordenadora.

Critérios

Para os cursos na modalidade integrada – somente no turno da manhã –, o candidato deve ter o ensino fundamental completo e idade abaixo dos 17 anos e 11 meses completados até a data da matrícula. Na modalidade integrada em tempo integral – durante manhã e tarde –, os critérios são os mesmos. Em ambos os casos, os candidatos devem ser oriundos da rede pública de ensino, participantes de programas de transferência de renda, ter maior tempo dos estudos em escola pública e ter a melhor média geral do sétimo ou oitavo ano.

Os cursos para a forma integrada à Educação de Jovens e Adultos são direcionados a pessoas com o ensino fundamental concluído na idade mínima de 18 anos, até o dia da matrícula. Do total das vagas, 10% serão destinadas aos pré-matriculados portadores de deficiências; 60% para a faixa etária acima de 24 anos e 11 meses e 30% aos demais pré-matriculados com idade mínima de 18 anos e máxima de 24 anos e 11meses, atendendo aos princípios da necessidade de atendimento a alunos na faixa de distorção – idade, série e correção do fluxo escolar.

No máximo em três dias após o período de pré-inscrição e classificação, será divulgado o resultado final nas portarias das escolas da rede de educação tecnológica do Pará e no site da Seduc. O período de apresentação dos candidatos aptos à matrícula será de 18 de fevereiro a 1º de março. As aulas começam dia 18. A pré-matrícula também pode ser feita pelo callcenter da Seduc, pelo telefone 0800-280 0078. Mais informações na Coordenação de Educação Profissional: (91) 3201-5115. (Pablo Almeida)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias